MAIS DE UM SÉCULO DE VIDA E DE SAÚDE: WALDEMAR GOMES DA SILVA (SR. IDÉ), 107 ANOS DE VIDA, TRABALHO E SAÚDE! UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE MIRADOURO

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque Notícias Portal Miradouro

Reportagem especial com Sr. Idé, 107 anos de muita história

Repórter Nicélio Barros ao lado do Sr. Idé como é conhecido em Miradouro e região

 

 

Ele nasceu em 02/04/1914. Tem 107 anos! Neto de escravos. Seus pais, Alvino Rosário da Silva e Maria das Dores Rosário da Silva, nasceram logo após a Abolição da Escravidão no Brasil, em 1888. O Sr. Idé sempre viveu entre a Fazenda da Barra (divisa entre os municípios de Miradouro e Muriaé), o Córrego dos Gomes e o distrito de Belisário (Muriaé). Seu primeiro salário foi aos 12 anos, em 1926, na fazenda Cristal Soledade, no Córrego dos Gomes, pertencente à família Gomes Campos.

Reside em terras que pertenceram à antiga e histórica Fazenda da Barra há pelo menos 70 anos. Sua casa, quintal e área próxima, quem cuida é ele. Planta, colhe, cuida dos animais, dos tanques de peixe, enfim, uma vida de camponês, plena de saúde e de atividades físicas, aos 107 anos de idade! Na Fazenda da Barra, conviveu com o Coronel Izalino Romualdo da Silva, com o Doutor Manuel Martins Lisboa Junior e foi funcionário, por longo tempo, de João Freitas da Silva, filho do Coronel Izalino e ex-vice-prefeito e prefeito de Miradouro. Também trabalhou para João Paulo Goulart de Freitas e Webster Freitas da Silva, filhos de João Freitas.

 

 

 

O Sr. Idé é testemunha viva de inúmeras transformações na nossa região. Viu o distrito de Santa Rita do Glória passar a Município, com o nome de Glória (1938) e, posteriormente, Miradouro (1943). Se lembra da pavimentação da antiga BR-04, transformada em Rodovia Rio-Bahia e, em seguida, BR-116, quando mudou, inclusive, vários pontos de seu trajeto original, no trecho Miradouro-Itamuri-Muriaé. Conta casos e mais casos dos caminhões “paus-de-arara”, que vinham de regiões nordestinas abarrotados de famílias inteiras em suas carrocerias, rumo a cidades como São Paulo, cidades da região do ABC paulista, Rio de Janeiro e Volta Redonda. São histórias intermináveis. Daria, facilmente, um livro recheado delas.

Apesar do êxodo rural e a migração para as cidades, que a nossa região viveu a partir da década de 1980, o Sr. Idé jamais deixou a “roça”. Faz parte dela e ela dele! É viúvo da senhora Bertolina e pai da Maria Eva, funcionária do Hospital São Paulo, de Muriaé. Mora sozinho, porém, recebe muitas visitas e tem o acolhimento e respeito por parte dos vizinhos. Adora a comida do “Frango com Quiabo”. Era compadre dos proprietários, Sr. Zezinho Malaquias e Dona Morena. O Sr. Idé é a história viva. Merece o nosso respeito, estima, consideração, honras e méritos. Talvez seja o cidadão mais idoso de Miradouro e mesmo do Brasil em idade e em plena atividade física como um homem do campo. Precisa ser reconhecido por todo o município, por nossa cultura e educação. Muito obrigado, Sr. Idé!!!! Deus é maravilhoso!!!

Fonte: Portal Miradouro | Redação Professor Nicélio Barros – Colunista do Portal Miradouro