DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC É COMEMORADO NO HOSPITAL SÃO PAULO DE MURIAÉ

Destaque SAÚDE

O Hospital São Paulo de Muriaé comemora nesta sexta-feira o Dia Mundial de Combate ao AVC. O HSP é referência e nono lugar no estado em Internação do AVC e segundo lugar na macro região. As ações aconteceram na porta principal do hospital com distribuição de panfletos sobre a doença e orientações de profissionais. O provedor Dr. Edvar Almeida, falou com a imprensa sobre a comemoração reafirmando o compromisso do Hospital São Paulo no tratamento da doença que atinge milhares de pessoas.

 

Dr. Edvar Almeida, Provedor do Hospital São Paulo

 

O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.

Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.

 

 

Os sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:

– Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo; – Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de “sombra” sobre a linha da visão; – Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples; – Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos; – Dores de cabeça fortes e persistentes; – Dificuldade para engolir.

O que fazer diante da suspeita de AVC? A identificação rápida dos sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e o início do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.

O serviço de Hemodinâmica do HSP possui uma equipe preparada e um moderno equipamento para a realização de tratamentos endovasculares.

Fonte: Silvan Alves nosso parceiro em Muriaé