Familiares e amigos da vítima instalaram um outdoor na região central de Muriaé – Foto: João Victor Calais/Rádio Muriaé
O ex-vereador e policial militar da reserva, Joel Moraes Asevedo, conhecido como Sargento Joel, será julgado a partir das 9h desta quinta-feira (10), no salão do júri do Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros, em Muriaé. Ele é acusado de assassinar a própria esposa, Priscila Dala Paula, de 28 anos, em dezembro de 2021. Segundo as investigações, a jovem foi morta com um disparo de arma de fogo enquanto dormia, dentro da casa onde o casal residia.
O caso gerou grande comoção na cidade e mobilizou movimentos em busca de justiça. Como forma de protesto, familiares e amigos da vítima instalaram um outdoor na região central de Muriaé com os dizeres: “Você foi silenciada, mas seremos a sua voz. Justiça por Priscila.”
A previsão é que o julgamento se estenda até sexta-feira (12), com a oitiva de testemunhas de acusação e defesa. Em seguida, o Ministério Público fará a apresentação das acusações, e na sequência, a defesa do réu se pronunciará. A expectativa é de que o próprio acusado também se manifeste, respondendo a perguntas tanto do Ministério Público quanto dos advogados de defesa.
O acesso ao plenário será restrito. Apenas pessoas previamente cadastradas poderão acompanhar presencialmente o julgamento.
Joel Asevedo está preso preventivamente desde o dia do crime. Inicialmente, ele ficou detido em uma cela do 21º Batalhão da Polícia Militar, em Ubá. Posteriormente, foi transferido para um presídio em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde permanece até hoje. A previsão é que ele chegue a Muriaé nesta quarta-feira (10) e seja encaminhado ao presídio do bairro Safira ou à Penitenciária de Muriaé, de onde será conduzido ao Fórum na manhã do julgamento.
A pena para o crime de feminicídio que entrou em vigor em 2024, pode chegar até 40 anos de reclusão. Mas pelo fato do crime ter sido comedido antes desta data, o valor máximo desta pena não poderá ser aplicado. Antes disso, a pena pode variar de 12 a 30 anos de prisão.
Transmissão do julgamento
O equipe de jornalismo da Rádio Muriaé estará acompanhando tudo do fórum e transmitindo as principais informações em 99.5 FM, no site; radiomuriae.com.br e ao vivo, pelas redes sociais.
Fonte: Rádio Muriaé