Polícia Civil de Minas Gerais deflagra Operação Espolio em investigação de homicídio

Destaque GIRO POLICIAL

Foto: PCMG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou na manhã desta segunda-feira, dia 14  de outubro, a Operação Espolio, visando cumprir dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão. A ação é resultado de investigações que apuram a morte de Jucélio Garcia Carneiro, ocorrida no dia 29 de agosto de 2024, no distrito de Bom Jesus.

A morte de Jucélio foi inicialmente registrada como um acidente, decorrente de uma queda de cachoeira. No entanto, investigações subsequentes da DHPP revelaram que ele foi, na verdade, assassinado por um disparo de arma de fogo na nuca. A reconstituição dos fatos apontou que um casal teria planejado o homicídio de Jucélio e de uma mulher que frequentava a mesma propriedade, mas apenas o caseiro foi executado, uma vez que a mulher não estava presente no local no momento do crime.

De acordo com as investigações, o plano do casal era assassinar a inventariante, que tinha interesses na administração do espólio de uma herança, e o assassinato de Jucélio visava eliminar uma potencial testemunha. Após a morte de Jucélio, os suspeitos tentaram se dirigir até a residência da mulher no bairro Porto Belo, mas, ao constatar que ela também não estava em casa, abandonaram o plano naquele dia.

Os executores do crime foram identificados como dois adolescentes, um deles filho do homem que orquestrou o assassinato. O casal de investigados, que já tinha histórico de desavenças com a inventariante, queria forjar um latrocínio (roubo seguido de morte) como forma de encobrir suas intenções.

Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça e as investigações continuam, com a expectativa de que novas informações surjam a partir dos materiais coletados durante as buscas e apreensões.

A PCMG reforça seu compromisso em desvendar crimes violentos e garantir a justiça às vítimas e suas famílias. A população é convidada a colaborar com informações que possam auxiliar nas investigações, garantindo a segurança e a tranquilidade na comunidade.