Instituto Incluir lança o projeto “Artista da Palavra” em parceria com Prefeituras e Ministério da Cultura

CIMENA Destaque EDUCAÇÃO TURISMO / CULTURA
       O projeto é voltado para pessoas a partir de 12 anos das cidades de Tombos e Eugenópolis

O Instituto Incluir, em colaboração com o Ministério da Cultura e com o apoio das Prefeituras Municipais de Tombos e de Eugenópolis, lança o projeto “Artista da Palavra”, que compõe a rede do Programa Olhos D’Água Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal. A iniciativa tem como objetivo  promover dois cursos presenciais. São eles: Criação de Histórias e Contador de Histórias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de julho no município de Eugenópolis e até agosto em Tombos. As aulas têm início na próxima terça-feira, dia 2 de julho de 2024, em Eugenópolis.

O curso de Criação de Histórias, que se concentra no gênero literário conto, ensinará técnicas de escrita para compor histórias envolventes com personagens marcantes. Dividido em seis módulos, o programa abordará desde os fundamentos do conto até a construção de personagens, a escolha do narrador, a criação de mundos fictícios, e a importância da memória e imaginação na narrativa. Os participantes aprenderão também sobre a importância da reescrita, um dos aspectos cruciais do trabalho literário. As turmas serão divididas em três faixas etárias:

– Turma 1: 12 a 15 anos

– Turma 2: 16 a 21 anos

– Turma 3: 22 a 29 anos

Já o curso de Contador de Histórias tem como objetivo capacitar, preferencialmente, alunos da área da Educação para aplicar o aprendizado em aulas e/ou eventos literários para o público infantil. Além disso, o curso incentiva o aluno a desenvolver uma boa expressão oral e corporal, interação empática com os ouvintes, domínio da improvisação e uma sólida compreensão do texto, enredo e personagens. Visa também tornar a Hora do Conto uma atividade rotineira nas escolas públicas dos municípios de Tombos e Eugenópolis. Destinado a pessoas a partir de 16 anos, o curso é composto por seis módulos que abordam desde a tradição oral e escrita na arte de contar histórias, até a utilização de recursos de expressão corporal e comunicação, como higiene vocal, impostação vocal, modulação vocal e respiração, culminando no reconhecimento dos gêneros de textos literários: contos, crônicas e poesias, entre outros.

Além disso, os cursos dão prioridade de inscrição a pessoas com deficiência, seguidas por aquelas em situação de vulnerabilidade social ou econômica. Serão reservadas cotas de 20% para pessoas negras e 10% para indígenas. 

Cada turma terá até 15 participantes, e os alunos serão avaliados com base na assiduidade e na qualidade dos contos produzidos durante o curso. Ao final, os melhores trabalhos serão publicados em um e-book e divulgados nas redes sociais e no site do Instituto Incluir. Os alunos que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado de 32 horas, assinado pela presidência do Instituto Incluir.

As aulas dos cursos serão práticas e dinâmicas, utilizando recursos audiovisuais e contando com intérprete de Libras, se necessário. Serão realizadas duas vezes por semana, com duração de 2 horas cada, totalizando 32 horas ao longo de 8 semanas. As capacitações são gratuitas e os participantes receberão um kit contendo material pedagógico e itens de papelaria. 

Para mais informações e detalhes sobre as inscrições, os interessados podem entrar em contato com as prefeituras parceiras, com a produção do projeto pelo telefone (32) 99852-8601 ou ainda pelo e-mail artistadapalavra@institutoincluir.com.br. As aulas serão realizadas na Avenida João Paulo II, na Sala Turismo, da Secretaria de Educação S/N, Centro, em Eugenópolis. Em Tombos, as aulas ocorrerão na Avenida Imaculada Conceição, 333, bairro Centro. ,

Sobre o projeto “Artista da Palavra”

Além do curso de Criação de Histórias, o projeto “Artista da Palavra” também realizará o curso de Acessibilidade Cultural na modalidade ensino a distância (EAD), o qual é voltado para a qualificação de gestores e profissionais do setor cultural. A iniciativa tem carga horária de 15h e será realizada em 5 encontros.

Sobre o Instituto Incluir

O Instituto Incluir, sediado no Rio de Janeiro, é uma entidade social que opera em diversas localidades do Brasil e internacionalmente. Seu objetivo é fomentar a mudança social e fortalecer as relações interculturais, estabelecendo parcerias com entidades focadas em inclusão e diversidade. 

A missão da organização é construir uma sociedade mais equitativa e humana, assegurando igualdade de oportunidades e direitos, ao mesmo tempo, em que valoriza a singularidade e as diferenças que definem nossa humanidade. Como agentes de mudança social, o Incluir se dedica  a combater as disparidades sociais e a desmantelar as condições de exclusão perpetuadas por um sistema discriminatório. Para mais informações sobre o Instituto Incluir, acesse o site: www.institutoincluir.com.br.