9º Voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó reúne centenas de aventureiros em Fervedouro

Destaque EDUCAÇÃO TURISMO / CULTURA Turismo Rural

Fotos: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Fervedouro e Circuito Turístico Serra do Brigadeiro

O distrito de Bom Jesus do Madeira, em Fervedouro, ficou movimentado neste final de semana. Dezenas de aventureiros de várias cidades de Minas e de outros estados se reuniram e participaram do 9° Voluntariado da Trilha Brigadeiro Caparaó.

O percurso contou com a presença da montanhista, Arheta Duarte. Ela foi a primeira negra da América Latina e a sexta brasileira a conquistar o cume do Monte Everest, em 2021 e é a embaixadora da Trilha Brigadeiro Caparaó.

Foram 15 quilômetros de percurso. Os visitantes saíram do distrito em direção ao Parque Estadual Serra do Brigadeiro. Durante toda a caminhada, houve plantio de árvores e poses para fotos. Todos registraram as belas paisagens que o parque oferece, como as lindas cachoeiras, as montanhas Pedra do Pato, Pico do Boné e o Pico do Soares.

Continue lendo clicando em

No final do passeio, os caminhantes se encontraram em uma pousada do distrito para confraternizarem. De acordo com as responsáveis pela idealização do projeto, Amanda Guiduci e Valéria Moreira, o objetivo da caminhada foi Inaugurar a sinalização definitiva e apresentar parte do percurso a Embaixadora Oficial da Trilha, Aretha Duarte.

A caminhada contou com o apoio da Prefeitura de Fervedouro, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Fervedouro está entre as cidades que faz parte do Circuito Serra do Brigadeiro e está contribuindo para custear os serviços de sinalização e manejo da trilha dos primeiros 25 quilômetros.

Sobre a Trilha Brigadeiro Caparaó

A trilha Brigadeiro Caparaó terá aproximadamente 250 quilômetros de percurso. O projeto é que até 2025, se tudo correr dentro dos conformes, toda a trilha esteja sinalizada. O percurso começa por Fervedouro, passa por Carangola e irá até Espera feliz, finalizando na maior montanha de Minas Gerais, Pico do Cristal, dentro do Parque Nacional do Caparaó.

O projeto é uma iniciativa da empresa de economia criativa, Caminhantes do Caparaó e tem o apoio das prefeituras que a trilha percorre, além da parceria junto a iniciativa privada e a comunidade que abraçou a ideia.

A meta para os próximos anos é que o percurso ajude a economia através do incentivo à agricultura familiar, de uma forma sólida e sustentável.