Todas as 13 cruzes entre a cidade de Miradouro e o Distrito de Santa Cruz do Monte Alverne estão enfeitadas, neste 3 de maio, dia de Santa Cruz. A tradição de gerações está mantida. Uma expressão de fé da religiosidade cristã das Comunidades de Miradouro.
Patrimônio imaterial inventariado do Município de Miradouro, a arte do enfeite da Cruz do Povoado (Distrito) de Santa Cruz do Monte Alverne terminou quando já era noite. Os trabalhos de enfeite das cruzes tiveram início logo pela manhã deste domingo, dia 2 de maio, pela cruz localizada próxima à Copasa, onde as irmãs, LÚCIA e NILZA, prepararam lindos ornamentos para o enfeite. Pelo caminho, manifestações de apoio e demonstrações de fé, por parte de moradores, como o SR. GÍLSON (Cassianos) e de pessoas que passavam. E
Em Santa Cruz do Monte Alverne, a Comunidade estava mobilizada para o enfeite das Cruzes do Distrito. O sr. ONOFRE e as senhoras TEREZA, PENHA, MARIA, RENILDA, ROSA, ANA E ONIVALDA, ornamentaram as Cruzes com profissão de fé, mantendo o símbolo da tradição cristã. Cânticos, orações e palmas eram propagadas a cada término de um enfeite.
Os enfeites das 13 Cruzes foram realizados por moradores das Comunidades, em parceria com a Prefeitura de Miradouro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Miradouro agradeceu em suas redes sociais, a participação de todas as pessoas citadas acima. Também a todos que apoiaram os trabalhos de enfeites e às presenças e trabalhos da Primeira e da Segunda Dama de Miradouro, respectivamente, sra. Flávia Paiva Botelho e sra. Maria Luíza Andrade Valentim (Catita).
CONTINUE LENDO CLICANDO EM “LEIA MAIS“
No município de Miradouro, um dos bens constante de seu Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural, é a “Cruz Enfeitada do Povoado (Distrito) de Santa Cruz do Monte Alverne”. Trata-se de patrimônio imaterial, uma forma de expressão da cultura popular.
Na motivação para o Inventário dessa prática tradicional está escrito: “Expressão da religiosidade popular, a tradição da cruz enfeitada trata-se de um devocional ancestral com profundo valor afetivo e sagrado para várias famílias do povoado de Santa Cruz de Monte Alverne e que, por isso mesmo, tem se perpetuado” (MIRADOURO-MG – ICMS CULTURAL 2020, p. 73)
O dia de Santa Cruz é celebrado no dia 3 de maio, data provável em que a cruz de Cristo foi encontrada. A tradição de enfeitar a cruz, remonta ao século IV, com o Imperador romano Constantino I, e espalhou-se por vários países. No Brasil, a tradição e o costume de enfeitar a cruz chegou com os padres jesuítas. Minas Gerais é o hoje o estado em que essa expressão mais é valorizada.
Fonte: Portal Miradouro | Redação: Professor Nicélio do Amaral Barros – Colunista do Portal Miradouro
Bom dia Sr Nicelio. Ouvi seu comentário sobre o Petróleo. Uma grande parte da solução desse alto preço do combustível está no Imposto cobrado pelos Estados, que oneram ainda mais o combustível no Brasil. Todos querem lucrar em cima do que oferece conforto a população principalmente o carro, que em municípios com pouca oferta de transporte passa a ser uma necessidade e, infelizmente nossos políticos para manterem suas mordomias oneram cada vez mais o nosso povo com impostos cada vez mais elevados que recai no pobre trabalhador Brasileiro. Temos que mudar nosso voto para políticos mais conscientes e que estejam dispostos a lutar pelo real interesse popular e não em benefício próprio. Se esse é o Ano que a politicagem brasileira se prepara nos onerando ainda mais, TEM QUE SER O ANO EM QUE O ELEITORADO DEVE SE PREPARAR PARA RENOVAR AS CAMARAS ESTADUAIS E FEDERAIS E OS GOVERNADORES, EXIGINDO UMA REFORMA NO JUDUCIARIO, NO LEGISLATIVO E NO EXECUTIVO. E PRINCIPALMENTE EXIGINDO A COMPROVACAO DO VOTO. Vc atravessa a Ponte da Amizade, o Combustível no outro País que não tem um poço de petróleo custa aetade do nosso, porque não tem uma incidência tão elevada de impostos como no Brasil, vou te passar o absurdo que iríamos dar em contribuição nas placas de veículos do Mercosul. Os Rncastelados de Brasília não estão recusados com o POVO NÃO. Temos que planejar em 2021 a derrocada de quem vem onerando o Brasil cada vez mais. O preço do Combustível sai da Petrobras, alto sim, mas dobra de preço quando é colocado no tanque de nossos carros pelos altos impostos que pagamos. A SOLUÇÃO ESTÁ EM NOSSAS MAOS. COMEÇAR ABRINDO MÃO DAS NOVELAS E OUVINDO A VOZ DO BRASIL VENDO OS DEBATES DAS CÂMARAS DE DEPUTADOS NA TV. Quantos Miradourenses frequentam a Câmara de Vereadores? Essa prática deveria começar com os alunos do Ensino Fundamental, acabar com essa Alienação política em nosso País que quer apenas Massa de Manobra e só visitam o Município em véspera de Eleições, fiquei feliz em ver que um professor está a frente deste site, Parabenizo o pela iniciativa, também sou Miradourense, estudei primeiro na Escola Euclides da Cunha, depois no. Grupo Escolar. Desembargador Alberto Luz, depois no Colégio Santa Marcelina e Faculdades na UERJ., pós graduação na UFRJ, e me orgulho muito de ser Miradourense de coração.