COLUNA – MIRADOURO EM MOVIMENTO COM PROFESSOR NICÉLIO DO AMARAL BARROS
Sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Fotos do Portal Serra do Brigadeiro
MIRADOURO E A SERRA DO BRIGADEIRO
Por vezes, deixamos de valorizar ou de enxergar a beleza que temos em nós mesmos ou o que está a nossa volta.
Guardadas as devidas proporções, a frase acima serve para ilustrar a relação de Miradouro com o território da Serra do Brigadeiro (chamada originalmente de Serra dos Arrepiados, menção aos nativos Puris), uma das porções de terras mais bonitas e importantes do Brasil.
O território que corresponde à Serra do Brigadeiro e entorno está situado na porção norte da Zona da Mata mineira, sendo formado pelos municípios de Miradouro, Araponga, Divino, Ervália, Muriaé, Fervedouro, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita. Sua área total é de 2.944 km², o que corresponde a 8,4% da superfície da Zona da Mata. (Fonte: CTA-ZM: 2004)
Dois dos Distritos do município de Miradouro – Serrania do Brigadeiro e Santa Cruz do Monte Alverne – fazem parte do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), criado em 1996. Aliás, uma importantíssima iniciativa.
A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul. (Fonte: IEF-MG)
Somente para termos uma ideia: os Biomas predominantes na Serra são a Mata Atlântica com campos de Altitude. A área do Parque, por exemplo, é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. (Fonte: IEF-MG)
As potencialidades que podem ser desenvolvidas e exploradas por ações conjuntas entre o Município e as populações locais são variadas. Desde aquelas que envolvem o Turismo de base comunitária (talvez a principal), mas também outras, ligadas ao turismo ecológico, turismo e eventos religiosos, produção agropecuária familiar, economia solidária (artesanatos e culinária), eventos musicais, esportivos, iniciativas em inúmeras áreas de pesquisa, ciência e tecnologia, entre outras potencialidades.
Do ponto de vista institucional, Miradouro faz parte – inclusive da Diretoria – da IGR (Instância de Gerência Regional) do Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro (ABRIGA), com sede na cidade de Muriaé. Trata-se de um importante ponto de convergência entre representantes de 11 municípios e outras respeitadas instituições públicas como a Emater-MG e o IF-Sudeste. Devemos fortalecer o papel de Miradouro na ABRIGA, através da Secretaria de Cultura e Turismo.
No entanto, conforme dissemos acima, as potencialidades que Miradouro pode desenvolver através do território da Serra do Brigadeiro ainda permanecem inexploradas. A relação e conformação de Projetos de parcerias com o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Universidades (UFV, UFJF, UFOP, Faminas, FASM, IF-Sudeste), Rede Municipal de Ensino, Escolas Estaduais sediadas no município, Serviços e Cursos Técnicos (Senar, Senac, Senai), Sindicatos, moradores e comunidades locais, devem servir como os vetores para esse desenvolvimento.
A Serra do Brigadeiro é linda. Estupenda! Devemos conhecê-la, visitá-la, admirá-la. MAS PRECISAMOS APRENDER A AMAR A SERRA DO BRIGADEIRO. ELA É UMA DÁDIVA DE DEUS PARA MIRADOURO. Ela é fundamental para desenvolvimento sustentável do município.
Fonte: Portal Miradouro | Redação Professor Nicélio do Amaral Barros, Colunista do Portal Miradouro
Bela matéria! Muito bom ver a história de parte da nossa riqueza natural descrita de forma tão profissional! Parabéns! ??????
Olá! Que bom que você gostou da matéria da Coluna Miradouro em Movimento, escrita pelo professor Nicélio Barros.
Parabenizo o amigo Nicélio Barros pela matéria.
A cidade de Miradouro está no caminho certo ao investir no turismo.
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é uma fonte turística rica e sem precedentes para o desenvolvimento da região.
A cidade de Miradouro faz parte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, inclusive fazendo divisa com o Distrito de Bom Jesus do Madeira onde está o coração da Serra do Brigadeiro.
Boa tarde, prezado amigo Sidiney Ribas! Obrigado pelo comentário. Sem dúvidas. Inclusive você aponta para uma questão importante, que é as possibilidades de parcerias intermunicipais. A Serra e o Parque têm essas características. Precisamos dialogar e desenvolver projetos de Turismo, ecologicamente sustentáveis, em um território tão rico em belezas naturais.
Novamente, agradecemos a você.
Grande aabraço!
Boa noite Jurália!
Muito obrigado pelo comentário.
Certamente, devemos valorizar nossas riquezas e belezas naturais.
A Serra do Brigadeiro oferece muito a Miradouro. Então, penso que devemos retribuir, de forma sustentável e comunitária.
O debate está posto.
Um abraço para você!